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Arquitetos: FP Arquitectura
- Área: 10762 m²
- Ano: 2019
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Fotografias:Alejandro Arango
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Fabricantes: AutoDesk, Ladrillera Santafé, Trimble Navigation, meTecno
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em homenagem ao arquiteto e mestre Rogelio Salmona, o prefeito de Bogotá decide chamar essa nova infraestrutura educacional com seu nome. A escola é organizada a partir de núcleos de salas de aula interconectadas que compõem pequenas comunidades de aprendizagem. Procura dissolver os limites da sala de aula, integrando-a e expandindo-a em todas as direções: em direção aos corredores, em direção a pátios ou em outras salas de aula. Desse modo, é alcançada uma integração espacial multidirecional que permite que atividades pedagógicas sejam realizadas fora da sala de aula e estimule o trabalho colaborativo.
Os centros de aprendizagem são articulados por pátios de várias escalas para diferentes fins pedagógicos, alguns são configurados como extensões da sala de aula, enquanto outros permitem atividades recreativas, esportivas ou culturais. As separações entre os núcleos permitem que os pátios sejam integrados à paisagem circundante, vinculando-o ao espaço interior da escola.
A transparência é usada como um recurso para integração e continuidade espacial, dando ao ambiente um caráter aberto e flexível. Cada espaço vincula-se com fluidez, através de portas deslizantes e dobráveis que integram espaços como laboratórios, oficinas, salas de aula e uma grande porta que integra o auditório ao pátio. A possibilidade de integrar espaços entre si promove relações pedagógicas em diferentes escalas, mais ativas e colaborativas.
Quanto à materialidade, o tijolo é escolhido por ser um material nobre de baixo custo que permite a construção de pisos e paredes, criando uma atmosfera acolhedora e envolvente para as crianças. O uso da ventilação mecânica em espaços como o auditório é eliminado, implementando um sistema de ventilação e acústica que permite manter o espaço em ótimas condições de conforto sem consumir energia.